Temporal: Encontro de Dança Contemporânea promove oficinas e apresentações em Juazeiro do Norte

Publicado em 27/11/2018

O Temporal – Encontros de Dança Contemporânea e Composição em Tempo Real, promovido pelo Curso de Dança da Universidade Federal do Ceará, realiza sua oitava edição nos dias 03 a 07 de dezembro, em Juazeiro do Norte. Todas as atividades são gratuitas e abertas a todos os interessados.

Iniciado em 2012, em Uberlândia (MG), o Temporal acontece pelo segundo ano consecutivo na capital cearense, com organização da Profª Ana Carolina Mundim. O evento visa  a organização de encontros de caráter artístico e científico que pretendem discutir processos de Improvisação e de Composição em Tempo Real em Dança Contemporânea, colaborando para a afirmação de espaços de discussão e apresentação de trabalhos na cidade.

Neste ano de 2018, foi realizada uma sexta edição em Goyaz/Goiás (agosto), uma sétima edição em Fortaleza (com ações mensais e evento em novembro) e agora o evento caminha para o interior do Ceará, construindo um desdobramento da oitava edição em Juazeiro do Norte. O Cariri acolherá oficinas, residência artística, palestra, lançamento de livro, jam session e experimentação urbana.

SOBRE AS INSCRIÇÕES

Residência Artística Corpoespaço em movimento

A residência artística visa reunir interessados em dança que queiram experienciar a improvisação e a composição em tempo real em dança a partir do corpoespaço. Será um momento de refletir, de forma atuante, sobre aspectos coletivos na relação com a cidade de Juazeiro do Norte.

Proposição: Ana Carolina Mundim

Vagas: 20

Pré-requisitos: disponibilidade corporal, experiência em dança, autonomia criativa.

Quando: De 03 a 06/12 (sexta), de 18h às 21h

Inscrições por ordem de envio de e-mails, até 30/11, 23h59: temporaldancacontemporanea@gmail.com

O que levar: roupas leves, água e disposição para trabalhar em grupo e de forma autônoma

Oficina Experimentando a improvisação em coletividade

Por meio de jogos de mobilização psicofísica, a oficina propõe criar um ambiente propício à escuta mútua para a prática da improvisação enquanto exercício do estar em coletivo, direcionando-nos a princípios de práticas de composição em tempo real.

Proposição: João Paulo Barros e Monny Barbosa

Pré-requisitos: disponibilidade corporal

Quando: dia 04/12 (terça), de 9h às 12h

O que levar: disposição, roupas leves e água

Oficina O Corpo; O Espaço; A Sonoridade; O Lugar. Composição e Aleatoriedade.

Esta proposição se aproxima da noção de aleatoriedade para pensar/experimentar maneiras de compor em Dança. Assim, trabalharemos dinâmicas de composição do corpo-que-dança em relação com estruturas espaciais, objetos, sonoridades e ideias, a fim de criarmos pequenas cenas de dança.

Proposição: João Paulo Barros e Monny Barbosa

Vagas: 20

Pré-requisitos: disponibilidade corporal e vontade de criar; experiência prévia em dança/artes cênicas; levar um objeto qualquer para a oficina.

Quando: dia 05/12 (quarta), de 9h às 12h

O que levar: disposição, roupas leves e água

OUTRAS ATIVIDADES

Experimentação Urbana