ICA promove Concerto de Natal "Vozes, cordas e batuques" no próximo dia 11 de dezembro

Publicado em 04/12/2018

A Universidade Federal do Ceará será palco, na próxima terça-feira (11), a partir das 17h30, do "Concerto Cearense: Natal de Vozes, Cordas e Batuques".  O espetáculo é resultado do projeto coletivo de cinco áreas do Curso em Licenciatura em Música do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e seus projetos de extensão vinculados: Núcleo de Experimentações Operísticas da UFC (NEOU), Camerata de Cordas da UFC, Grupo de Violoncelos da UFC, Orquestra de Cordas da UFC e Grupo de Música Percussiva Acadêmicos de Casa Caiada. O Concerto acontece na Concha Acústica da Reitora da UFC (Av. da Universidade, 2853 – Benfica).

Na foto, a Orquestra de Cordas da UFC (Foto: Rômulo Santos)

O “Concerto Cearense” é instrumentado tanto pela sonoridade dos instrumentos eruditos (violinos, violas, violoncelos e contrabaixos), quanto por instrumentos percussivos (atabaques, caixa, bumbo, ganzá, agogô), com entremeios do canto lírico. A partir da junção desta musicalidade erudita e popular, buscou-se construir um repertório que contemple tantos as músicas tradicionais do Ciclo Natalino, quanto músicas populares brasileiras que invoquem sentimentos de fraternidade, solidariedade e comunhão, próprios dos festejos de Final de Ano. O objetivo é proporcionar ao público presente um espetáculo com músicas que tragam à memória afetiva lembranças de uma musicalidade regional e nacional, além de clássicos da música instrumental universal, que valorizem o espírito natalino no sentido da esperança, da transformação e renovação simbolizada pelo nascimento do Menino Jesus.

Estarão envolvidos no espetáculo um total de 225 pessoas, de idades entre 06 a 76 anos, entre alunos da UFC e comunidade atendida pelos projetos de extensão da universidade abertos à sociedade, sob a coordenação das professoras Liu Man Ying, Dora Utermohl de Queiroz, Maria Juliana Linhares e Catherine Furtado.

Na foto, o Núcleo de Experimentações Operísticas da UFC (NEOU) e a Orquestra de Cordas da UFC

(Foto: Rômulo Santos)

"Concerto Cearense: Natal de Vozes, Cordas e Batuques"

Local: Concha Acústica da Universidade Federal do Ceará - Av. da Universidade, 2853 – Benfica

Dia: 11 de dezembro de 2018

Horário: 17:30h

Entrada Gratuita!

Programa:

- Violinos Infantis: Grupos Canário, Bem-te-vi e Tico-Tico

- Coral Infantil da Casa de Vovó Dedé

- Grupo de Canto Coral III

- Coral Adulto da Casa de Vovó Dedé

- Grupo de Violoncelos da UFC

- Camerata de Cordas da UFC

- Grupo de Música Percussiva Acadêmicos de Casa Caiada

- Orquestra de Cordas da UFC, Núcleo de Experimentações Operísticas da UFC e grupos convidados.