Curso de Teatro apresenta espetáculo Loteamento Tchekhov nesta sexta-feira (17/06)

Publicado em 17/06/2016

Em comemoração dos 8 anos do Instituto de Cultura e Arte da UFC, o Curso de Teatro ICA-UFC, por meio do grupo de pesquisa LPCA, apresenta o espetáculo Loteamento Tchekhov, nesta sexta-feira, dia 17/06, às 16h.

Onde: laboratório cênico ICA-PICI - HL 202

Quando: 16h

Quanto: entrada gratuita

CONVIDAMOS A TODA A COMUNIDADE ACADÊMICA DO ICA E DA UFC.

A COMEMORAR ESTES 8 ANOS COM ARTE E CULTURA!

SINOPSE

O espetáculo aborda cada fragmento a partir de uma espacialidade diferente, começando em um palco, mas se expandindo no seu decorrer para fora do teatro, entrando na rua e chegando, onde as especificidades arquitetônicas do mesmo constituem a poética desta montagem. Nestes fragmentos vemos uma família a ponto de perder suas terras, resistindo pateticamente a vendê-las, um pai querendo casar sua filha a todo custo, a conversa desorientada de bêbados que filosofam sobre a existência, a briga de dois familiares pela venda de uma fazenda e o desespero de três irmãs por quererem voltar a Moscou. O que cruza todos os quadros da peça é a tentativa desesperada de realizar sonhos que nunca se consumam.

O PROCESSO

Loteamento Tchekhov é resultado de um projeto de pesquisa do Laboratório de Poéticas Cênicas e Audiovisuais (LPCA) do Instituto de Cultura e Arte da UFC, coordenado pelo Prof. Héctor Briones e realizado com estudantes do Curso de Teatro-Licenciatura do ICA-UFC e aluna do Curso de Teatro do IFCE. Este trabalho é desdobramento da disciplina Ator-espaço (Teatro- Licenciatura UFC), ministrada pelo mesmo professor, em 2013 e retomado agora em 2016. Desde então, para esta montagem se indaga na concepção do ator como um dramaturgo cênico. O espetáculo surge assim da investigação do jogo entre três possibilidades de criação/investigação dramatúrgicas: a espacialidade, o texto e a atuação. A montagem explora isso a partir de fragmentos de textos do autor russo Anton Tcheckov, tais como O Jardim das Cerejeiras, O pedido de Casamento, Tio Vânia e As Três Irmãs. A encenação indaga a possibilidade de se criar uma escritura espacial, cruzando referentes do cinema e do teatro em espaços alternativos, onde cada fragmento apresenta uma configuração espaço-cênica. A peça cruza os temas da venda de terras, de sonhos, de esperanças, destes seres tchekhovianos estranhamente desamparados, revelando as mazelas sociais e as diferenças de classes deste mundo.

Este trabalho cênico tem circulado por diversos teatros da cidade de Fortaleza e neste ano também foi selecionado para participar no Festival de Popularização do Teatro em Campina Grande-Paraíba.

FICHA TÉCNICA

LPCA - Laboratório de Poéticas Cênicas e Audiovisual

Texto - Anton Tchekhov

Direção e Dramaturgismo - Héctor Briones

Iluminação - Jeferson Tinoco e Jobson Viana

Figurino - o grupo

Design e comunicação - Leonardo Willian, Karla Fonseca e Getsêmane Machado.

Fotografia - Ariel Volkova e Paulo Ricardo.

Produção - Sol Moufer, Gabriella Ribeiro e Wesley Umbelino

Elenco Gabriella Ribeiro, Gabriela Santos, Getsêmane Machado, Georgia Dielle, Jeferson Tinôco, Jobson Viana, Karla Fonseca, Leonardo William, Lucas Duarte, Marcos Paulo, Paulo Victor Aires e Wesley Umbelino.

Instituto de Cultura e Arte (ICA)
Fone (85) 3366-9223
Av. Mister Hull, s/n - Campus do Pici - Fortaleza-Ceará - CEP: 60.440-554