Maracatu Solar lança CD/DVD com espetáculo musical regido pela Profa da UFC Catherine Furtado neste sábado (02), no Pré-Carnaval de Fortaleza

Publicado em 01/02/2019

Foto: Divulgação

Com regência da professora do curso de Música do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará, professora Catherine Furtado, o Maracatu Solar lança nesse sábado, 02 de fevereiro, às 18h, no palco oficial do Pré-Carnaval no Aterro da Praia de Iracema, seu CD/DVD intitulado ‘Um Cada Um…Um Cada Sol… Maracatu Solar’, gravado ao vivo no dia  06 de outubro de 2018 no palco principal do Cineteatro São Luiz. Este trabalho conta com aproximadamente 150 brincantes do maracatu Solar que interpretam uma verdadeira ópera popular que agrega à manifestação do maracatu, elementos de ancestralidades, identidades étnicas e religiosidades através das linguagens da música, da dança e da artesania (figurinos e adereços).

Depois deste primeiro lançamento nesse dia simbólico, o Maracatu Solar ainda lançará esse trabalho pioneiro no dia 17 de fevereiro no palco principal do Theatro José de Alencar, além de outros espaços, como no dia 22, às 20h30 no Polo de Carnaval do Benfica e dia 23, às 15h30, o DVD ‘Um Cada um…Um Cada Sol…Maracatu Solar’, será exibido na tela do Cineteatro São Luiz.

O espetáculo que será realizado neste sábado (dia 02/02) no Aterro da Praia de Iracema, às 18h, será o mesmo gravado ao vivo e  procura sintetizar a historicidade do Maracatu Solar e apresentar ao público a passagem de um cortejo simbólico de coroação de uma rainha negra por meio da interpretação de 17 canções referenciais de seu hinário autoral, acompanhadas de suas respectivas coreografias e  interpretadas por seus brincantes divididos em batuqueiros, dançarinos, cantores e músicos. O espetáculo traz a sonoridade do batuque acrescida de um naipe de sopros, experiência já realizada pelo Maracatu Solar em várias ocasiões.

O espetáculo contará com as participações especiais dos cantores – todos eles brincantes do Maracatu Solar –   Pingo de Fortaleza, Jord Guedes, Eliahne Brasileiro, Dgal, Cariolano Solar, Wilton Matos, Juliana Roza, Artur Guindugli, Juliana Eva, Inês Mapurunga e Yane Caracas, além de contar com Descartes Gadelha, griô do Maracatu Solar e responsável pelos arranjos rítmicos do grupo,  que será o solista do espetáculo no universo da percussão.  A regência de ‘Um Cada Um…Um Cada Sol… Maracatu Solar’ ficará a cargo de Catherine Furtado, professora do curso de Música do Instituto de Cultura e Arte da UFC. No campo da dança a coordenação das coreografias é de Fabrício Óliver, Débora Íngred e Gil Rodrigues.

O Maracatu Solar, institucionalmente um Programa de Formação Cultural Continuada da Associação Cultural Solidariedade e Arte–SOLAR, foi fundado nos finais de 2006 por um grupo de artistas tendo à frente o cantor e compositor Pingo de Fortaleza e seus parceiros Alan Mendonça, Descartes Gadelha, Tieta Pontes e Wilton Matos, entre outros, e desde então vem desenvolvendo um conjunto de ações que procuram agregar valores a essa  importante e referencial manifestação cultural cearense. O Maracatu Solar atualmente conta com aproximadamente 300 brincantes, tem sua musicalidade bastante difundida, através dos projetos Brincar de Maracatu, Tambores Ancestrais na Noite Escura, entre outros.

O CD ‘Um Cada Um…Um Cada Sol…Maracatu Solar’  foi premiado nos editais das artes da SECULT e SECULTFOR de 2018, e o DVD é produção independente da Associação Solar, tendo a   produção executiva de  Arnóbio Santiago.

Show de lançamento do CD/DVD ‘Um Cada Um…Um Cada Sol… Maracatu Solar’

Dia 02 de fevereiro, às 18h, no Aterro da Praia de Iracema