Instituto de Cultura e Arte tem programação especial para a recepção dos calouros

Publicado em 20/02/2019

Nesta terça-feira (19), o Instituto de Cultura e Arte da UFC realizou uma vasta e diversa programação de boas vindas aos alunos ingressantes do Instituto do semestre 2019.1.

No início da tarde, às 12h, a Camerata de Cordas da UFC recebeu os alunos na entrada do Instituto com composições clássicas da música erudita e canções populares.

Logo em seguida, às 14h, no auditório Reitor Ícaro de Sousa Moreira, aconteceu solenidade de apresentação institucional do ICA e da Universidade. Na abertura, o Quarteto de Cordas Radamés Gnatalli encantou a todos tocando "Por una cabeza", tango de Carlos Gardel, e "Asa Branca", de Luiz Gonzaga.

Na ocasião, o Vice-Reitor da UFC Prof. Custódio Almeida parabenizou os estudantes ingressantes na eleita melhor universidade do Norte e Nordeste do Brasil, além de reforçar a importância da defesa e valorização da Universidade pública. Custódio falou ainda sobre o espaço da Universidade como lugar da pluralidade, “a Universidade é unidade na diversidade”. Segundo o Vice-Reitor, a Universidade é o local onde se é possível construir relações de convivência e tolerância com o diferente, sempre com respeito às liberdades individuais.

Em seguida, o Diretor do ICA Prof. Sandro Thomaz Gouveia apresentou o histórico da criação do Instituto e ressaltou que a unidade acadêmica é por si constituída de forma plural e marcada pela diversidade de culturas, o que amplia a riqueza de vivências e o aprendizado dos estudantes. A Coordenadora de Programas Acadêmicos do ICA, Profª Daniela Dumaresq, destacou dois grandes momentos sempre marcantes na Universidade: a recepção com a chegada de novos alunos e a colação de grau como culminância da formação dos alunos; e no meio há o caminho que precisa ser construido e percorrido por cada estudante, um caminhar individual mas também compartilhado. Renato Brasil, servidor técnico-administrativo do ICA, também participou do evento apresentando a Secretaria Acadêmica do ICA, setor de atendimento ao estudante e que se constitui como um elo entre os estudantes e os professores dos cursos.

O evento contou ainda com a apresentação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), representada pelos servidores técnico-administrativos Indira Cely  Costa da Silva, Nutricionista no Restaurante Universitário, Wildner Lins de Sousa, Coordenador de Atividades Desportivas, e a Assistente Social  Márcia Regina Mariano de Sousa  Arão. Por fim, a bibliotecária Ana Cristina Azevedo Melo apresentou aos estudantes o funcionamento da Biblioteca Central do Campus do Pici.

A programação foi encerrada com um alegre cortejo e uma roda de improvisação no Instituto de Cultura e Arte, com estudantes dos projetos Improvisa (Dança) e  Acadêmicos de Casa Caiada (Música).

Na ocasião, também houve o lançamento do projeto ‘Livros Livres’ no ICA, com a presença da bibliotecária Islânia Teixeira. A ação é uma realização do ICA em parceria com a Biblioteca Universitária (BU) da UFC, e consiste no estímulo ao compartilhamento de livros, sem a necessidade de cadastro, empréstimo, data de devolução ou multas.

Fotos: Tobias Gaede

Ao longo do dia, Coordenações e Centros e Diretórios Acadêmicos também organizaram atividades de palestras, oficinas e mostras artísticas.

Hoje é o aniversário de Amanda Rodrigues Guimarães

Instituto de Cultura e Arte (ICA)
Fone (85) 3366-9223
Av. Mister Hull, s/n - Campus do Pici - Fortaleza-Ceará - CEP: 60.440-554