III Encontro Interdisciplinar debate o tema “Economia Criativa: planejamento, produção e consumo cultural”, no Campus da UFC em Sobral

Publicado em 15/10/2018

O Instituto de Cultura e Arte realiza o terceiro Encontro Interdisciplinar de 2018, com o tema “Economia Criativa: planejamento, produção e consumo cultural”, no dia 30/10, às 16h, como parte da programação do Circuito UFC-Arte no interior e Encontros Universitários de Sobral 2018. As inscrições poderão ser feitas por meio de formulário online e os participantes receberão certificado.

O encontro propõe o debate sobre a relação entre cultura, economia e sociedade a partir da ideia de economia criativa. O objetivo é discutir a interdisciplinaridade entre o setor cultural e os estudos econômicos nas perspectivas do  planejamento, produção e consumo cultural. A discussão conta com a participação das professoras do ICA Samantha Capdeville, Coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual, e Araguacy Paixão Filgueiras, professora do curso de Design-Moda, e a professora Alesandra de Araújo Benevides, Coordenadora do curso de Ciências Econômicas, do Campus da UFC em Sobral, e mediação de Jocastra Holanda, produtora cultural do ICA.

Os encontros interdisciplinares são parte da programação de 10 anos do ICA e têm o objetivo de fortalecer o diálogo entre os cursos que integram o Instituto e propiciar a aproximação destes com outras áreas de conhecimento.

A programação dos 10 anos do ICA é apoiada pela Secretaria de Cultura Artística da Universidade Federal do Ceará através do Programa de Promoção da Cultura Artística (Bolsa-Arte).

Serviço:

Encontro Interdisciplinar ICA x Campus da UFC em Sobral

Tema: Economia Criativa: planejamento, produção e consumo cultural

Data: 30/10/2018 - 16h às 19h

Local: Auditório do Campus da UFC em Sobral

Debatedoras:

Samantha Capdeville – Coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual (ICA)

Araguacy Filgueiras - Professora do curso de Design-Moda (ICA)

Alesandra de Araújo Benevides - Coordenadora do curso de Ciências Econômicas (Campus de Sobral)

Mediação: Jocastra Holanda – Produtora Cultural do ICA / UFC

Inscrições online

Sobre as debatedoras:

Alesandra de Araújo Benevides
Doutora em Economia pelo Programa de Pós-graduação em Economia do CAEN/Universidade Federal do Ceará (2016). Professora adjunto dos cursos de Ciências Econômicas e de Finanças da UFC/ Campus de Sobral. Bolsista de Transferência Tecnológica do “Programa Cientista-Chefe do Estado do Ceará Educação Básica: Minerando Dados e Talentos”. Coordenadora do Laboratório de Estudos da Pobreza de Sobral (LEP/Sobral). Fundadora e Pesquisadora do Laboratório de Educação no Ceará – EducLab.

Araguacy Paixão Almeida Filgueiras
Graduada em Economia Doméstica pela Universidade Federal do Ceará (1987), mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (2005) e doutora em Engenharia Têxtil pela Universidade do Minho (2008), Portugal. Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Educação em moda, com ênfase em design, atuando principalmente nos seguintes temas: moda, design, desenvolvimento de produto - modelagem e ergonomia, artesanato e sport clothes.

Samantha Claret Capdeville
Coordenadora do Curso de Cinema e Audiovisual do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (UFC), Graduada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999) e Doutora em Comunicação (Novas Mídias Audiovisuais), pela Università Cattolica Del Sacro Cuore - Milão (2005). No mercado de trabalho, há 20 anos atua como Diretora de Produção e Produtora Executiva em cinema, televisão e publicidade.
No cinema, atuou na produção de importantes projetos nacionais e internacionais, entre os quais se destacam o premiadíssimo O Palhaço, de Selton Mello; os longas Meu Pé de Laranja Lima, de Marcos Bernstein; O Candidato Honesto, de Roberto Santucci; Pequeno Segredo, de David Schurmann (candidato a representar o Brasil no Oscar de 2017 na categoria Melhor Filme Estrangeiro); e Canastra Suja, de Caio Soh. Em 2015, lança seu primeiro longa-metragem como Produtora, o documentário Campo de Jogo, dirigido por Eryk Rocha, vencedor do último prêmio de melhor documentário em Cannes. O filme originou ainda uma série homônima para TV veiculada no Canal Brasil. Atualmente encontra-se em fase de finalização da série documental BABEL/SP, em co-produção com a HBO Latin América e do Longa Metragem de Ficção "Zé", a ser filmado nas cidades de Belo Horizonte e Fortaleza.